Desenvolvimento em cardiopatas congênitos

Avaliação e conduta de enfermagem

Autores

  • Isis Ataide da Silva Universidade Federal do Pará
  • Fabíola Leonir Moreira Campos Universidade do Estado do Pará
  • Márcia Helena Machado Nascimento Universidade do Estado do Pará
  • Maria de Nazaré da Silva Cruz Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2019.012

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, conhecimento, profissionais de enfermagem, cardiopatias

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento do enfermeiro no que tange ao processo de avaliação e intervenção para o incremento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNM) em recém-nascidos (RN’s) cardiopatas congênitos. Método: O estudo foi do tipo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, no qual, através da aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturada, foram levantados dados condizentes com a temática, partindo-se de instrumento com 5 questionamentos. Os dados foram tratados mediante a análise de conteúdo enunciada por Bardin. Resultados: O discurso enfatizado pelas enfermeiras, possibilitou a emersão das categorias: Desenvolvimento Neuropsicomotor, Dor no Neonato, Comportamento Neonatal, Equipe Multiprofissional e Hiperestimulação Ambiental. Os discursos nos fazem crer que os processos avaliativos e interventivos, no que tange ao incremento do DNM, são aplicados na rotina hospitalar, porém, sem o devido embasamento científico que os justifique. Considerações finais: Entendemos que, apesar de diversos conhecimentos terem sido citados no decorrer do estudo, uma política de aperfeiçoamento da prática de cuidado deve ser estabelecida, para que novas técnicas avaliativas e interventivas sejam instituídas no cuidado diário com o RN cardiopata congênito.

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Biografia do Autor

Isis Ataide da Silva, Universidade Federal do Pará

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); especialista em Enfermagem em Oncologia pelo Hospital Ophir Loyola, Universidade do Estado do Pará (UEPA); mestre em Saúde na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Fabíola Leonir Moreira Campos, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestre em Gestão e Saúde na Amazônia pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Márcia Helena Machado Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira graduada pela Universidade de Fortaleza, Especialista em Docência do Ensino Superior e Enfermagem Pediátrica, Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará/ Universidade Federal do Amazonas, Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho.

Maria de Nazaré da Silva Cruz, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); mestre em Ciência da Motricidade pela Universidade Castelo Branco.

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Silva, I. A. da, Campos, F. L. M., Nascimento, M. H. M., & Cruz, M. de N. da S. (2022). Desenvolvimento em cardiopatas congênitos: Avaliação e conduta de enfermagem. Pará Research Medical Journal, 3(2), 1–12. https://doi.org/10.4322/prmj.2019.012

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa