Desenvolvimento em cardiopatas congênitos
Avaliação e conduta de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.4322/prmj.2019.012Palabras clave:
desenvolvimento infantil, conhecimento, profissionais de enfermagem, cardiopatiasResumen
Objetivo: Analisar o conhecimento do enfermeiro no que tange ao processo de avaliação e intervenção para o incremento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNM) em recém-nascidos (RN’s) cardiopatas congênitos. Método: O estudo foi do tipo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, no qual, através da aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturada, foram levantados dados condizentes com a temática, partindo-se de instrumento com 5 questionamentos. Os dados foram tratados mediante a análise de conteúdo enunciada por Bardin. Resultados: O discurso enfatizado pelas enfermeiras, possibilitou a emersão das categorias: Desenvolvimento Neuropsicomotor, Dor no Neonato, Comportamento Neonatal, Equipe Multiprofissional e Hiperestimulação Ambiental. Os discursos nos fazem crer que os processos avaliativos e interventivos, no que tange ao incremento do DNM, são aplicados na rotina hospitalar, porém, sem o devido embasamento científico que os justifique. Considerações finais: Entendemos que, apesar de diversos conhecimentos terem sido citados no decorrer do estudo, uma política de aperfeiçoamento da prática de cuidado deve ser estabelecida, para que novas técnicas avaliativas e interventivas sejam instituídas no cuidado diário com o RN cardiopata congênito.
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