Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos Originais
São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita.
Devem obedecer ao limite de 20 páginas no total do artigo (títulos, resumos, descritores, corpo do artigo, ilustrações e conter 30 referências, no máximo);
Artigos originais devem conter:
- Título e sub-título(se houver), em portugues, e tradução para o ingles, centralizados;
- Resumo estruturado: em português, com no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais;
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br;
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa;
- Keywords: em língua inglesa;
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Método: citar nº do protocolo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sem identificar instituição e mencionar aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (se fez uso deste) - nomes de instituições somentes devem ser inseridos se o artigo for aprovado -; descrever a casuística, amostra ou material e procedimentos utilizados para o trabalho. Descrever, também, os métodos estatísticos empregados e as comparações empregadas em cada teste, assim como, o nível de significância.
- Resultados: constituído por, no máximo, 6 tabelas numeradas, com legenda superior e fonte de informação abaixo, acompanhadas ou não de gráficos.
- Discussão: comenta e compara os resultados da pesquisa com os da literatura referenciada, de maneira clara e sucinta.
- Conclusões ou considerações finaissobre os resultados da pesquisa ou estudo, de forma concisa e coerente com o tema.
Artigos de Revisão Sistemática
Artigos de revisão sistemática devem conter:
- Título e subtítulo (se houver), em português, e tradução para o inglês, centralizados.
- Resumo estruturado: em português, deve ter no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais.
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa.
- Keywords: em língua inglesa. Citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Método(descritores pesquisados, bases de dados, línguas, período pesquisado etc.).
- Resultados (nº de artigos encontrados por língua, base de dados, ano, etc.).
- Discussão: comenta e compara os resultados da pesquisa com os da literatura referenciada, de maneira clara e sucinta.
- Conclusões ou considerações finaissobre os resultados da pesquisa ou estudo, de forma concisa e coerente com o tema.
Artigos de Revisão Integrativa
Artigos de revisão integrativa devem conter:
- Título e subtítulo (se houver), em português, e tradução para o inglês, centralizados.
- Resumo estruturado: em português, deve ter no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais.
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa.
- Keywords: em língua inglesa. Citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Método(descritores pesquisados, bases de dados, línguas, período pesquisado etc.).
- Resultados (nº de artigos encontrados por língua, base de dados, ano, etc.).
- Discussão: comenta e compara os resultados da pesquisa com os da literatura referenciada, de maneira clara e sucinta.
- Conclusões ou considerações finaissobre os resultados da pesquisa ou estudo, de forma concisa e coerente com o tema.
Relatos de Caso
São contribuições descritivas e contextualizadas, complementada por análise crítica fundamentada, a partir de um caso, situação, procedimento experiência ou inovação, podendo ser na área do cuidado, do ensino ou de pesquisa. Faculta-se a inclusão de figuras, tabelas, gráficos e ilustrações. Tratando-se de relato de caso clínico, é obrigatório enviar o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos como documento suplementar.
Devem obedecer ao limite de 10 páginas no total do artigo e limite de até 20 referências, sendo o mínimo de 50% dos últimos 3 anos.
Relatos de caso devem conter:
- Título e subtítulo (se houver), em português, e tradução para o inglês, centralizados.
- Resumo estruturado: em português, deve ter no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais.
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa.
- Keywords: em língua inglesa. Citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Método(estratégia de busca na literatura).
- Exposição do caso, técnica ou situação: descreve o caso procurando referenciar com outros autores.
- Discussão: comenta e compara os resultados da pesquisa com os da literatura referenciada, de maneira clara e sucinta.
- Conclusões ou considerações finais sobre os resultados do estudo, de forma concisa e coerente com o tema.
Relatos de Experiência
Relatos de experiência são artigos que descrevem condições de experiência dos autores em determinado campo de atuação. Devem mostrar reflexão sobre a prática, podendo apontar caminhos para estudos sistemáticos de caráter exploratório ou não. Tais relatos devem ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo e não necessitam ter a estrutura dos artigos originais.
Devem obedecer ao limite de 10 páginas no total do artigo e limite de até 20 referências, sendo o mínimo de 50% dos últimos 3 anos.
Relato de experiência devem conter:
- Titulo e subtítulo (se houver), em português, e tradução para o inglês, centralizados.
- Resumo estruturado: em português, deve ter no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais. ;
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa.
- Keywords: em língua inglesa. Citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Descrição da experiência: descrevea experiência detalhadamente procurando referenciar com outros autores.
- Impactos: procura-se mostrar os impactos gerados pela experiência no serviço ou na vida das pessoas.
- Conclusões ou considerações finais sobre os impactos da experiência, de forma concisa e coerente com o tema.
Declaração de Direito Autoral
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