Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos Originais
São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita.
Devem obedecer ao limite de 20 páginas no total do artigo (títulos, resumos, descritores, corpo do artigo, ilustrações e conter 30 referências, no máximo);
Artigos originais devem conter:
- Título e sub-título(se houver), em portugues, e tradução para o ingles, centralizados;
- Resumo estruturado: em português, com no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais;
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br;
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa;
- Keywords: em língua inglesa;
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Método: citar nº do protocolo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sem identificar instituição e mencionar aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (se fez uso deste) - nomes de instituições somentes devem ser inseridos se o artigo for aprovado -; descrever a casuística, amostra ou material e procedimentos utilizados para o trabalho. Descrever, também, os métodos estatísticos empregados e as comparações empregadas em cada teste, assim como, o nível de significância.
- Resultados: constituído por, no máximo, 6 tabelas numeradas, com legenda superior e fonte de informação abaixo, acompanhadas ou não de gráficos.
- Discussão: comenta e compara os resultados da pesquisa com os da literatura referenciada, de maneira clara e sucinta.
- Conclusões ou considerações finaissobre os resultados da pesquisa ou estudo, de forma concisa e coerente com o tema.
Artigos de Revisão Sistemática
Artigos de revisão sistemática devem conter:
- Título e subtítulo (se houver), em português, e tradução para o inglês, centralizados.
- Resumo estruturado: em português, deve ter no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais.
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa.
- Keywords: em língua inglesa. Citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Método(descritores pesquisados, bases de dados, línguas, período pesquisado etc.).
- Resultados (nº de artigos encontrados por língua, base de dados, ano, etc.).
- Discussão: comenta e compara os resultados da pesquisa com os da literatura referenciada, de maneira clara e sucinta.
- Conclusões ou considerações finaissobre os resultados da pesquisa ou estudo, de forma concisa e coerente com o tema.
Artigos de Revisão Integrativa
Artigos de revisão integrativa devem conter:
- Título e subtítulo (se houver), em português, e tradução para o inglês, centralizados.
- Resumo estruturado: em português, deve ter no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais.
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa.
- Keywords: em língua inglesa. Citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Método(descritores pesquisados, bases de dados, línguas, período pesquisado etc.).
- Resultados (nº de artigos encontrados por língua, base de dados, ano, etc.).
- Discussão: comenta e compara os resultados da pesquisa com os da literatura referenciada, de maneira clara e sucinta.
- Conclusões ou considerações finaissobre os resultados da pesquisa ou estudo, de forma concisa e coerente com o tema.
Relatos de Caso
São contribuições descritivas e contextualizadas, complementada por análise crítica fundamentada, a partir de um caso, situação, procedimento experiência ou inovação, podendo ser na área do cuidado, do ensino ou de pesquisa. Faculta-se a inclusão de figuras, tabelas, gráficos e ilustrações. Tratando-se de relato de caso clínico, é obrigatório enviar o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos como documento suplementar.
Devem obedecer ao limite de 10 páginas no total do artigo e limite de até 20 referências, sendo o mínimo de 50% dos últimos 3 anos.
Relatos de caso devem conter:
- Título e subtítulo (se houver), em português, e tradução para o inglês, centralizados.
- Resumo estruturado: em português, deve ter no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais.
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa.
- Keywords: em língua inglesa. Citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Método(estratégia de busca na literatura).
- Exposição do caso, técnica ou situação: descreve o caso procurando referenciar com outros autores.
- Discussão: comenta e compara os resultados da pesquisa com os da literatura referenciada, de maneira clara e sucinta.
- Conclusões ou considerações finais sobre os resultados do estudo, de forma concisa e coerente com o tema.
Relatos de Experiência
Relatos de experiência são artigos que descrevem condições de experiência dos autores em determinado campo de atuação. Devem mostrar reflexão sobre a prática, podendo apontar caminhos para estudos sistemáticos de caráter exploratório ou não. Tais relatos devem ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo e não necessitam ter a estrutura dos artigos originais.
Devem obedecer ao limite de 10 páginas no total do artigo e limite de até 20 referências, sendo o mínimo de 50% dos últimos 3 anos.
Relato de experiência devem conter:
- Titulo e subtítulo (se houver), em português, e tradução para o inglês, centralizados.
- Resumo estruturado: em português, deve ter no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo, método (casuística e procedimento), resultados (somente os mais significantes) e conclusão ou considerações finais. ;
- Descritores: citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo obrigatoriamente constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Summary: versão do resumo do trabalho para a língua inglesa.
- Keywords: em língua inglesa. Citar no mínimo 3 e no máximo 6 , em ordem de importância para o trabalho, devendo constar do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) criado pela LILACS/BIREME e disponível em http://decs.bvs.br.
- Introdução: mostra a hipótese formulada, atualiza o leitor na relevância do tema sem divagação e termina com o objetivo do trabalho.
- Descrição da experiência: descrevea experiência detalhadamente procurando referenciar com outros autores.
- Impactos: procura-se mostrar os impactos gerados pela experiência no serviço ou na vida das pessoas.
- Conclusões ou considerações finais sobre os impactos da experiência, de forma concisa e coerente com o tema.
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