Uma avaliação dos conhecimentos básicos sobre eletrocardiografia de discentes do curso de medicina

Autores/as

  • Gilvaldo dos Santos Silva Júnior Centro Universitário do Pará
  • Evelly Christinne da Silva Moraes Centro Universitário do Pará
  • Ismaelino Mauro Nunes Magno Centro Universitário do Pará
  • Dilma de Oliveira Neves Centro Universitário do Pará
  • Felipe Rafael Pacheco de Souza Centro Universitário do Pará / Hospital Ophir Loyola
  • Gabriel Nobrega de Melo Centro Universitário do Pará / Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Belém

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2019.026

Palabras clave:

eletrocardiografia, educação médica, cardiologia

Resumen

O trabalho objetivou avaliar a relação de ensino e aprendizagem do eletrocardiograma nas diferentes etapas do curso de medicina de uma faculdade particular em Belém-PA. Trata-se de um estudo transversal descritivo, embasado em questionários contendo 6 questões sobre eletrocardiograma distribuídos para alunos do quarto, oitavo e décimo período do curso de medicina, totalizando 54 alunos, no período de março a abril de 2015. Cada questionário continha questões de acordo o grau de conhecimento sobre eletrocardiograma esperado para cada etapa do curso. Foram utilizados os softwares Microsoft Excel© 2011, Microsoft Word© 2011 e SPSS 13.0 para análise dos dados e formatação dos gráficos e tabelas. As taxas de acerto das questões foram de 60,53% para alunos do quarto período, 55,26% para alunos do oitavo período e 47,92% para alunos do décimo período. Notou-se que alunos dos períodos mais avançados tiveram menor média de acerto nas questões de fisiologia cardíaca, e que a média de acertos das questões sobre diagnóstico fisiopatológico baseado pelo ECG foi maior do que as que tratavam de eletrofisiologia. Conclui-se que a média de acerto nas questões decresceu de acordo com o avançar do curso. No diagnóstico fisiopatológico baseado pelo eletrocardiograma, houve variação de acordo com a patologia abordada, sendo que a questão de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de segmento ST obteve maior média de acerto por alunos do oitavo e décimo períodos e com menor taxa foi a questão que abordou diagnóstico de fibrilação atrial com 25% de acerto médio por alunos do décimo período.

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Biografía del autor/a

Gilvaldo dos Santos Silva Júnior, Centro Universitário do Pará

Discente do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA.

Evelly Christinne da Silva Moraes, Centro Universitário do Pará

Discente do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA.

Ismaelino Mauro Nunes Magno, Centro Universitário do Pará

Doutor em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará; Docente do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA.

Dilma de Oliveira Neves, Centro Universitário do Pará

Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará; Docente do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA.

Felipe Rafael Pacheco de Souza, Centro Universitário do Pará / Hospital Ophir Loyola

Egresso do Curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, Médico especialista em Cardiologia pelo Hospital do Coração do Pará.

Gabriel Nobrega de Melo, Centro Universitário do Pará / Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Belém

Egresso do Curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, Médico generalista do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Belém.

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Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Silva Júnior, G. dos S., Moraes, E. C. da S., Magno, I. M. N., Neves, D. de O., Souza, F. R. P. de, & Melo, G. N. de. (2020). Uma avaliação dos conhecimentos básicos sobre eletrocardiografia de discentes do curso de medicina. Pará Research Medical Journal, 4, 1,8. https://doi.org/10.4322/prmj.2019.026

Número

Sección

Artigos Originais