O método mentoring como suporte para a saúde mental na graduação em medicina
DOI:
https://doi.org/10.4322/prmj.2020.006Palabras clave:
saúde mental, estudantes de medicina, educação em saúdeResumen
Sabe-se que os estudantes de medicina encontram diversos obstáculos e dificuldades que necessitam superar durante o andamento do curso, tanto pessoais quanto acadêmicos. Nesse sentido, o mentoring se torna um programa que pode ajudar os estudantes a superar suas dificuldades bem como ajudar os seus iguais durante todo o andamento do curso. Objetivo: O presente relato visa explanar os efeitos e contribuições do método mentoring para estudantes do curso de medicina. Método: O mentoring é um programa que ocorreu quinzenalmente entre os intervalos das aulas dos estudantes, contando com um número médio de 10 participantes e um mentor, que incentivava os estudantes a expor seus anseios, preocupações e dificuldades. Assim, o mentor compartilhava suas experiências em conjunto com outros participantes que passaram por situações parecidas, inspirando o estudante a lidar com seus problemas da melhor forma possível. Resultados: Após algumas sessões de mentoring, até mesmo aqueles alunos mais tímidos e reprimidos contribuíram e relataram suas experiências, de forma a serem escutados e aconselhados pelo mentor e demais participantes. Além de criar sentimentos de pertencimento e confiança pelo grupo, promovendo o aumento da autoconfiança e da autoestima dos participantes. Conclusão: Dessa forma, é notável que a experiência de mentoring no curso de medicina produziu resultados positivos no que tange a qualidade de vida dos participantes, ajudando-os a lidar com problemas de cunho pessoal e acadêmico. Logo, é importante que esse programa seja implementado em outras faculdades, visando a evolução dos estudantes.
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