Monitoria de habilidades em informática médica em curso de medicina

relato de experiência

Autores/as

  • Carlos Henrique Lopes Martins Centro Universitário do Pará
  • Caio Henrique de Souza Almeida Centro Universitário do Pará
  • Jackson Cordeiro Lima Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2020.004

Palabras clave:

informática médica, aprendizagem, educação médica

Resumen

Objetivo: Relatar a experiência do exercício da monitoria acadêmica na disciplina Habilidades de Informática Médica Primeira Etapa em curso de Medicina durante dois semestres. Relatar a contribuição do monitor para o processo de ensinoaprendizagem e o aporte para a sua formação. Método: Relato de Experiência sobre 25 semanas durante o ano letivo de 2017, onde foram realizadas diversas atuações pelo mesmo monitor que observou reflexões práticas sobre sua atuação e dos seus discentesmonitorados. Resultados: A atuação do monitor gerou resolução das atividades propostas pelo professor, visto que dúvidas foram esclarecidas e dicas transmitidas, durantes as aulas. O conhecimento ampliado e interesse pelas resolutivas da disciplina foi observado, sobretudo, pela frequência de aproximadamente 65% dos alunos da turma nos plantões de dúvidas durante o primeiro semestre, e cerca de 40% dos discentes no segundo semestre, além da participação deles no grupo de estudo. Foi possível exercer a base Ensino-Pesquisa, objetivos da monitoria. Conclusão: Dessa forma, a monitoria expressou-se como formadora de aprendizagem não apenas de forma coletiva e específica, mas contribuindo para potencializar a formação acadêmica, instigando a prática futura da docência pelo monitor. Assim, a experiência foi proveitosa e promoveu o enriquecimento teórico-prático que pôde ter sido dado à disciplina, pré-requeridos, para formação básica em saúde que irão ser exigidas nos outros semestres do curso.

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Biografía del autor/a

Carlos Henrique Lopes Martins, Centro Universitário do Pará

Graduando de medicina no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

Caio Henrique de Souza Almeida, Centro Universitário do Pará

Médico; residente do Programa de Clínica Médica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).

Jackson Cordeiro Lima, Centro Universitário do Pará

Biomédico; doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); docente do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

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Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Martins, C. H. L., Almeida, C. H. de S., & Jackson Cordeiro Lima. (2020). Monitoria de habilidades em informática médica em curso de medicina: relato de experiência. Pará Research Medical Journal, 4, 1–6. https://doi.org/10.4322/prmj.2020.004

Número

Sección

Relatos de Experiência