Relato de experiência sobre ação educativa nutricional em uma escola da região metropolitana de Belé
Abstract
Introdução: Este relato de experiência se refere a uma ação ocorrida em uma escola estadual de ensino
fundamental na região metropolitana de Belém-PA, utilizando a metodologia da problematização. A ação
teve como foco a orientação nutricional, devido à sua importância na promoção da saúde e prevenção de
doenças. A orientação nutricional busca fornecer informações e orientações sobre a seleção adequada de
alimentos, promovendo hábitos saudáveis de acordo com as necessidades individuais. Objetivo: Relatar
a experiencia vivenciada com a ação educativa quanto a alimentação e hábitos dos estudantes. Material e
Métodos: De início os acadêmicos fizeram a observação crítica no local visitado, na qual perceberam uma
alimentação irregular dos alunos. Logo após, houve reunião dos acadêmicos em que foi decidido que o
tema gerador seria orientação alimentar. A partir desse momento, foram criadas três intervenções: roda de
conversa, vídeo de curta metragem e dinâmica interativa, para serem aplicadas no retorno à realidade. No
final, distribuíram-se lanches nutritivos. Resultados: Durante a visita inicial, notamos deficiências, como
a falta de conhecimento sobre alimentação saudável e o consumo excessivo de alimentos ultra processados. Com a implementação das intervenções os resultados observados foram positivos, haja vista que os
participantes demonstraram maior entendimento sobre hábitos alimentares e saudáveis. Conclusão: Este
trabalho contribuiu para o conhecimento dos estudantes e espera-se que eles adquiram hábitos alimentares
adequados. A abordagem é relevante para a enfermagem, pois promove a educação em saúde e aproxima
os graduandos da comunidade, aplicando conhecimentos adquiridos na graduação. Assim, com este relato
de experiencia, almeja-se colaborar para a divulgação de ideias de atividades em saúde e a possibilidade
de replicação em outros contextos.