Assistência de enfermagem a crianças e adolescentes em tratamento dialítico: relato de experiência
Abstract
Objetivo: O principal objetivo deste estudo é descrever minuciosamente a experiência de acadêmicos do
curso de enfermagem em uma clínica especializada em hemodiálise (HD) durante três meses. Material e
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo do tipo relato de experiência. A pesquisa ocorreu
a partir de um estágio extracurricular. Os estagiários de enfermagem realizaram visitas semanais na clínica. Durante a prática observou-se uma faixa etária entre 8 e 13 anos de idade, dentre as modalidades de
tratamento pontua-se o predomínio da HD, em relação aos meios, apenas uma criança apresentava fístula
arteriovenosa (FAV), outras apresentavam os cateteres de hemodiálise, como o Permcath e o Shilley. Resultados: Notou-se que a equipe de enfermagem estimulava a prática da humanização durante a realização da
HD, tendo em vista que alguns recursos eram utilizados para, além de distrair, entreter as crianças durante
as sessões de HD, como tablets que eram fornecidos pela clínica como recurso audiovisual disponível com
o intuito, principalmente, de servir como método não farmacológico de alívio da dor durante a punção
das FAV. Durante o período do estágio, utilizou-se a aromaterapia como um coadjuvante na melhora dos
quadros de ansiedade apresentados durante as sessões de HD, sendo tal método não apenas auxiliava as
crianças, mas também os seus responsáveis, os quais, por muitas vezes, estão submetidos a picos de estresse
e ansiedade relacionados à terapia renal substitutiva superiores quando comparados com próprios filhos
que estão ligados à máquina. Conclusão: A aplicação de ferramentas lúdicas adjuntas a implantação de
práticas humanizadas reduzem o estresse da criança/ adolescente na realização do procedimento, promove
o bem estar, ameniza o trauma em relação ao processo terapêutico, garantindo também a sua participação
e aceitação ao tratamento.