Monitoria de habilidades em informática médica em curso de medicina

relato de experiência

Autores

  • Carlos Henrique Lopes Martins Centro Universitário do Pará
  • Caio Henrique de Souza Almeida Centro Universitário do Pará
  • Jackson Cordeiro Lima Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2020.004

Palavras-chave:

informática médica, aprendizagem, educação médica

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência do exercício da monitoria acadêmica na disciplina Habilidades de Informática Médica Primeira Etapa em curso de Medicina durante dois semestres. Relatar a contribuição do monitor para o processo de ensinoaprendizagem e o aporte para a sua formação. Método: Relato de Experiência sobre 25 semanas durante o ano letivo de 2017, onde foram realizadas diversas atuações pelo mesmo monitor que observou reflexões práticas sobre sua atuação e dos seus discentesmonitorados. Resultados: A atuação do monitor gerou resolução das atividades propostas pelo professor, visto que dúvidas foram esclarecidas e dicas transmitidas, durantes as aulas. O conhecimento ampliado e interesse pelas resolutivas da disciplina foi observado, sobretudo, pela frequência de aproximadamente 65% dos alunos da turma nos plantões de dúvidas durante o primeiro semestre, e cerca de 40% dos discentes no segundo semestre, além da participação deles no grupo de estudo. Foi possível exercer a base Ensino-Pesquisa, objetivos da monitoria. Conclusão: Dessa forma, a monitoria expressou-se como formadora de aprendizagem não apenas de forma coletiva e específica, mas contribuindo para potencializar a formação acadêmica, instigando a prática futura da docência pelo monitor. Assim, a experiência foi proveitosa e promoveu o enriquecimento teórico-prático que pôde ter sido dado à disciplina, pré-requeridos, para formação básica em saúde que irão ser exigidas nos outros semestres do curso.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Lopes Martins, Centro Universitário do Pará

Graduando de medicina no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

Caio Henrique de Souza Almeida, Centro Universitário do Pará

Médico; residente do Programa de Clínica Médica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).

Jackson Cordeiro Lima, Centro Universitário do Pará

Biomédico; doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); docente do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Martins, C. H. L., Almeida, C. H. de S., & Jackson Cordeiro Lima. (2020). Monitoria de habilidades em informática médica em curso de medicina: relato de experiência. Pará Research Medical Journal, 4, 1–6. https://doi.org/10.4322/prmj.2020.004

Edição

Seção

Relatos de Experiência