Modelos de treinamento em endocrinologia

uma revisão sistemática

Autores

  • Rafael de Azevedo Silva Centro Universitário Metropolitano da Amazônia
  • Nayane Catarina de Jesus Ferreira Centro Universitário Metropolitano da Amazônia
  • Pamela Ferreira da Silva Centro Universitário Metropolitano da Amazônia
  • Renata Rodrigues Lima Centro Universitário Metropolitano da Amazônia
  • Carlliane Lima e Lins Pinto Martins Centro Universitário Metropolitano da Amazônia
  • Franklin Coelho Nascimento Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2019.037

Palavras-chave:

educação médica, endocrinologia, modelos educacionais, segurança do paciente

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou realizar revisão sistemática sobre as pesquisas e modelos de treinamento em endocrinologia na literatura. Método: Foi realizado revisão nas bases de dados: SciElo, Lilacs, Medline, Pubmed, Google Acadêmico em busca de artigos, publicados entre 2014 e 2019, utilizando os descritores “Endocrinologia”, “Modelos Educacionais” e “Treinamento por simulação”. Resultados: Foram encontrados 364 artigos publicados e 2 teses de doutorado sendo 1 na SciElo, 0 no Lilacs, 5 no Medline, 358 no Pubmed e 2 no Google Acadêmico. Conclusão: Há carência na publicação de pesquisas ou desenvolvimento de modelos experimentais com intuito de desenvolver habilidades e competências na área da endocrinologia, seja para acadêmicos de medicina seja para residentes na especialidade. Dentre as pesquisas encontradas destacam-se sistemas de realidade virtual com intuito de biópsia em modelo de tireoide, modelos em endocrinologia reprodutiva, simulador para aplicação de insulina e simulação em computador para cetoacidose diabética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Azevedo Silva, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Graduando em Medicina do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ).

Nayane Catarina de Jesus Ferreira, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Graduanda em Medicina do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ).

Pamela Ferreira da Silva, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Graduanda em Medicina do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ).

Renata Rodrigues Lima, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Graduanda em Medicina do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ).

Carlliane Lima e Lins Pinto Martins, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Médica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); endocrinologista pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto do Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Oncologia e Ciências Médicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Franklin Coelho Nascimento, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Biólogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Referências

Scheffer, M. Demografia Médica no Brasil em 2018. São Paulo: FMUSP, CFM, Cremesp; 2018.

Almeida, A. Protocolo para encaminhamento e priorização das especialidades médicas ambulatoriais [Internet]. Nova Lima: Prefeitura de Nova Lima; 2015 [citado em 2019 jul 17]. Disponível em: http://www.novalima.mg.gov.br/uploads/legislacoes/PROTOCOLO_DE_ PRIORIZACAO_NOVA_LIMA_MINUTA_1.pdf

Iglesias AG, Pazin-Filho A. Emprego de simulações no ensino e na avaliação. Medicina (Ribeirão Preto). 2015;48(3):233-40.

Ferreira RP, Guedes HM, Oliveira DWD, Miranda JL. Simulação realística como estratégia de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2018;8:e2508.

Dourado ASS, Giannella TR. Ensino baseado em simulação na formação continuada de médicos: análise das percepções de alunos e professores de um Hospital do Rio de Janeiro. Rev Bras Educ Med. 2014;38(4):460-9. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000400007 .

Silva LL, Pantoja GM, Cunha ACS, Tembra AL, Pantoja MS, Barros CAV. Modelos de treinamento em anestesia: uma revisão sistemática. Pará Res Med J. 2018;1(4):e34. http://dx.doi.org/10.4322/prmj.2017.034 .

Silva LL. Training models of male urinary catheterization. Para Res Med J. 2018;2(1-4):e03.

Rocha CRO. Modelo de treinamento de acesso vascular ecoguiado. Para Res Med J. 2017;1(1):e05.

Souza IA. Simulador de Realidade Virtual para o Treinamento de Biópsia por agulha de nódulos da glândula tireóide [Internet]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, 2007 [citado em 2019 jul 17]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-14012008-105912/pt-br.php

Souza IA, Junior CS, Zuffo MK. Desenvolvimento e avaliação de um simulador de realidade virtual para treinamento de biópsia da tireóide [Internet]. São Paulo: Escola Politécnica, Universidade de São Paulo [citado em 2019 jul 17]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/255638282_Desenvolvimento_e_avaliacao_de_um_simulador_de_realidade_virtual_para_treinamento_de_biopsia_da_tireoide

Heitmann RJ, Hill MJ, Csokmay JM, Pilgrim J, DeCherney AH, Deering S. Embryo transfer simulation improves pregnancy rates and decreases time to proficiency in Reproductive Endocrinology and Infertility fellow embryo transfers. Fertil Steril. 2017;107(5):1166-1172.e1. http://dx.doi.org/10.1016/j.fertnstert.2017.01.016 . PMid:28292614.

Silva JP, Pereira JGA, Meska MHG, Mazzo A. Construção e validação de simulador de baixo custo para capacitação de pacientes com diabetes mellitus e/ou de seus cuidadores na aplicação de insulina. Esc Anna Nery. 2018;2(3)

Yu CH, Straus S, Brydges R. The ABCs of DKA: development and validation of a computer-based simulator and scoring system. J Gen Intern Med. 2015;30(9):1319-32. http://dx.doi.org/10.1007/s11606-015-3273-y . PMid:26173518.

Geisert RD, Smith MF, Schmelzle AL, Green JA. Utilizing a rat delayed implantation model to teach integrative endocrinology and reproductive biology. Adv Physiol Educ. 2018;42(1):56-63. http://dx.doi.org/10.1152/advan.00076.2017 .

Downloads

Publicado

29.06.2020

Como Citar

Silva, R. de A., Ferreira, N. C. de J., Silva, P. F. da, Lima, R. R., Martins, C. L. e L. P., & Nascimento, F. C. (2020). Modelos de treinamento em endocrinologia: uma revisão sistemática. Pará Research Medical Journal, 4, 1–5. https://doi.org/10.4322/prmj.2019.037

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática