Qualidade de vida e o desenvolvimento de depressão e ansiedade em estudantes de medicina de uma instituição de ensino da Amazônia

Autores

  • Angélica Arêa Leão Martins Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Fabíola Gonçalves Andrade Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Ícaro Giovanni Sousa De Albuquerque Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Paulo Batista Da Costa Neto Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Thais Sant'ana Soares Silva Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Leonardo Teixeira de Mendonça Faculdade Metropolitana da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2017.015

Palavras-chave:

qualidade de vida, depressão, ansiedade, estudantes de medicina

Resumo

Objetivo: Identificar e compreender a qualidade de vida e o desenvolvimento de depressão e ansiedade em estudantes de uma Instituição de Ensino da Amazônia (IES) no município de Belém, estado do Pará, no ano de 2017.Método: Foi realizado estudo observacional, individual, descritivo e transversal, com alunos de uma IES da Amazônia, através dos questionários WHOQOL e escala HAD, com uso dos testes de Mann Whitney e TStudent para análises comparativas, sendo os demais dados analisados por estatística simples. Resultados: Dos 126 estudantes avaliados, houve predomínio de jovens acima de 19 anos, do sexo feminino, sem graduações anteriores. Observou-se diferença estatisticamente significante na avaliação do questionário WHOQOL nos domínios de meio ambiente e social, sendo em ambos os resultados do 1º semestre pior que o 7º semestre; Também foi significativo o resultado dos sintomas possíveis de transtornos de ansiedade, sendo esses sintomas mais prevalentes nos alunos do 1º semestre (63% vs 48%). Os demais domínios do WHOQOL e resultados do HAD não apresentaram diferenças, mas se observou alta prevalência de sintomas de depressão tanto no 1º quanto no 7º semestre (49 e 35% respectivamente). Conclusão: Os dados encontrados estão em consonância com a literatura, e mostram que mesmo com melhoras em alguns quesitos relacionados a qualidade de vida no decorrer da graduação, a presença de elevados índices de triagem para transtornos do humor (depressão e ansiedade) dentre esse grupo populacional merece atenção e mais estudos para mudar essa realidade e o futuro desses profissionais.

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Biografia do Autor

Angélica Arêa Leão Martins, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Graduanda do curso de Bacharelado em Medicina pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ).

Fabíola Gonçalves Andrade, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Graduanda do curso de Bacharelado em Medicina pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ).

Ícaro Giovanni Sousa De Albuquerque, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Graduando do curso de Bacharelado em Medicina pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ).

Paulo Batista Da Costa Neto, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Graduando do curso de Bacharelado em Medicina pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ).

Thais Sant'ana Soares Silva, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Graduanda do curso de Bacharelado em Medicina pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ).

Leonardo Teixeira de Mendonça, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Especialista com Residência médica em Clinica médica pelo Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (HMCC); especialista com Residência médica em Reumatologia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Mestrado Profisional em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); docente em Habilidades Clínicas e em Reumatologia Geral, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ).

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

Martins, A. A. L., Andrade, F. G., Albuquerque, Ícaro G. S. D., Costa Neto, P. B. D., Silva, T. S. S., & Mendonça, L. T. de. (2017). Qualidade de vida e o desenvolvimento de depressão e ansiedade em estudantes de medicina de uma instituição de ensino da Amazônia. Pará Research Medical Journal, 1(2), 1–7. https://doi.org/10.4322/prmj.2017.015

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa