A visão do paciente atendido pelo acadêmico de medicina em um Hospital escola
DOI:
https://doi.org/10.4322/prmj.2017.012Palavras-chave:
satisfação do paciente, estudantes, Hospitais Universitários, cuidados médicosResumo
Objetivo: avaliar a opinião dos pacientes quando atendidos por acadêmicos de medicina em um Hospital Universitário. Método: trata-se de um estudo exploratório transversal, realizado por meio da utilização de questionário contendo perguntas objetivas e aplicado a pacientes do Hospital Universitário João de Barros Barreto após realizarem seus atendimentos nos ambulatórios vinculados às especialidades clínicas. Foram entrevistados 230 pacientes de agosto de 2016 a fevereiro de 2017. Foram incluídos adultos (≥ 18 anos) que se encontravam em consulta médica e que concordaram em participar deste estudo através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídos os que não conseguissem comunicar-se sem auxílio de acompanhante. Resultados: a média de idade dos entrevistados foi de 55,3±15,2 anos, sendo 66,1% do gênero masculino. Os dados mostraram que somente 47,8% dos entrevistados foram informados que seriam atendidos por acadêmicos; 97,8% gostaram do atendimento e 97,8% sentiram segurança na consulta. Constatou-se que a idade do paciente foi um fator relacionado sentir-se envergonhado perante o atendimento, onde, dentre aqueles com menos de 50 anos, 31% responderam que se sentiram envergonhados, enquanto os acima dessa idade, apenas 13% tiveram esta sensação (p=0,0030).Conclusão: concluiu-se que apesar de boa parte dos pacientes não serem informados de que serão atendidos por alunos supervisionados, a maioria sente-se satisfeita e segura com o atendimento, demonstrando que não há necessidade de omitir ou receio de informar ao paciente sobre esta condição, na qual, via de regra, o paciente mostra-se satisfeito e até interessado em contribuir com a formação do estudante.
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