Avaliação da concepção dos estudantes de medicina sobre as práticas médicas integrativas e complementares na Atenção Básica

Autores

  • Giovanna Gomes e Silva Centro Universitário do Estado do Pará
  • Ivete Moura Seabra de Souza Centro Universitário do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2018.001

Palavras-chave:

terapias complementares, Atenção Primária à Saúde, estudantes, medicina

Resumo

Objetivo: Avaliar a concepção dos estudantes de medicina sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) da medicina na Atenção Básica. Método: A pesquisa é do tipo transversal, descritiva e quantitativa. A amostra foi constituída por 100 acadêmicos de Medicina, foram aplicados um questionário socioeconômico e um questionário sobre Práticas Integrativas e Complementares, para avaliar o conhecimento, a experiência e a opinião dos alunos sobre o uso das Práticas Integrativas e Complementares. Foi utilizada análise estatística descritiva, em termos de frequência e porcentagem. Resultados: Observou-se o predomínio do sexo feminino no grupo pesquisado. A média de idade foi de 22,93 anos. Predominou a religião “Católica” (52,17%) e a renda predominante foi de “Mais de 20 salários” para 40,21% dos participantes. Apesar de muitas escolas médicas não oferecerem na grade curricular a matéria sobre Práticas Integrativas e Complementares, a maioria dos alunos tem conhecimento do que se trata o tema e há progressivo interesse em aprender sobre as terapias complementares à medida que há aumento da demanda por essas práticas. Conclusão: Os resultados desta pesquisa evidenciaram que a maior parte dos alunos tem conhecimento sobre o tema abordado. E a maioria não tem preconceito com o uso de práticas, desde que este não cause malefícios ao paciente.

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Biografia do Autor

Giovanna Gomes e Silva, Centro Universitário do Estado do Pará

Graduanda em medicina pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

Ivete Moura Seabra de Souza, Centro Universitário do Estado do Pará

Médica de Família e Comunidade; mestra em Ensino em Saúde; docente do Curso de Medicina; preceptora do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do Centro Universitário do Estado do Pará – (CESUPA).

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

Silva, G. G. e, & Souza, I. M. S. de. (2018). Avaliação da concepção dos estudantes de medicina sobre as práticas médicas integrativas e complementares na Atenção Básica. Pará Research Medical Journal, 2(1-4), 1–6. https://doi.org/10.4322/prmj.2018.001

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa