O método fishbowl como estratégia para discutir terminalidade da vida na graduação em medicina

Autores

  • Mário Roberto Tavares Cardoso de Albuquerque Universidade do Estado do Pará / Centro Universitário do Estado do Pará
  • Nara Macedo Botelho Universidade do Estado do Pará
  • José Antonio Cordero da Silva Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2019.005

Palavras-chave:

educação em saúde, estudantes de medicina, cuidados paliativos, direito a morrer

Resumo

Discutir a terminalidade da vida deve ser prioridade dos cursos de graduação em saúde. Tal importância crescente se justifica pela experiência ante morte ser algo além de um simples evento biológico. É uma experiência humana radical para quem vive e para quem cuida e acompanha o paciente. Inquestionavelmente é um momento de medo e incerteza, mas também de cuidados, amor e gratidão, e pode ser um ponto de reconciliação, responsabilidade, aprendizado e transformação para todos os envolvidos. Esta experiência teve por objetivo descrever as concepções de graduandos do primeiro ano de medicina acerca da terminalidade da vida, observadas durante atividade de educação em saúde realizada por meio do método fishbowl. Concluiu-se que o método fishbowl (aquário) trouxe benefícios para a atividade ao estimular alunos menos participativos a debater ao passo que mantinha em estado de atenção e observação aqueles que comumente eram mais exaltados. Evitando interdições prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem. Após a atividade educacional os alunos se mostraram mais confiantes sobre as temáticas abordadas e mudaram condutas no sentido de respeitar a vontade do paciente e inserir a família na tomada de decisões.

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Biografia do Autor

Mário Roberto Tavares Cardoso de Albuquerque, Universidade do Estado do Pará / Centro Universitário do Estado do Pará

Membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; mestrando em Educação em Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); docente do Módulo de Interação em Saúde Comunitária do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

Nara Macedo Botelho, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); docente do mestrado em Educação em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

José Antonio Cordero da Silva, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Bioética pela Universidade Nacional de Brasília (UNB); docente do mestrado em Educação em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Albuquerque, M. R. T. C. de, Botelho, N. M., & Silva, J. A. C. da. (2019). O método fishbowl como estratégia para discutir terminalidade da vida na graduação em medicina. Pará Research Medical Journal, 3(1), 1–5. https://doi.org/10.4322/prmj.2019.005

Edição

Seção

Relatos de Experiência