Modelos experimentais alternativos para o treinamento de incisões cirúrgicas

Autores

  • Ana Paula Santos Oliveira Brito Universidade do Estado do Pará
  • Carolina Ribeiro Mainardi Universidade do Estado do Pará
  • Wescley Miguel Pereira da Silva Universidade Federal do Pará
  • Marcus Vinicius Henriques Brito Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2017.010

Palavras-chave:

cirurgia geral, ensino, aprendizagem

Resumo

Objetivo: desenvolver curso com modelos experimentais alternativos no treinamento de incisões cirúrgicas para estudantes de Medicina. Método: participaram 10 homens e 10 mulheres, alunos do 2º e 3º anos do curso de Medicina, sem treinamento cirúrgico prévio. Após aula instrutiva sobre incisões cirúrgicas executaram treinamento em quatro modelos alternativos: presunto com queijo; banana; laranja e toucinho. Em cada modelo foram executadas incisões lineares, circulares, quadradas e elípticas. Foram avaliados: capacidade de realizar uma incisão completa ou incompleta, número de lesões nos frutos quando a casca era seccionada completamente ou com profundidade exagerada, e o tempo necessário para realizar a tarefa. Os alunos foram avaliados com os mesmos exercícios em dois tempos, com intervalo de uma semana, após terem treinado em casa por aproximadamente 15 minutos por dia. Os dados da avaliação foram anotados em ficha padrão e comparados estatisticamente pelos testes de Friedman e teste T, sendo os dados de cada estudante controle dele próprio. Resultados: Quanto à evolução no tempo das incisões, observou-se queda não significante na média, de 29,8 seg. para 28,0 seg. (p=0,1175), ocorrendo o mesmo com o número de lesões que baixou de 9,95 para 8,70 (p=0,8231). Quando analisadas as incisões completas, houve aumento estatisticamente significante nas médias, que passaram de 12,55 para 17,85 (p=0,0008), enquanto as incompletas caíram 14,35 para 9,45 (p=0,0017). Conclusão: O treinamento de incisões com modelos alternativos mostrou-se eficiente no ganho de cognição e habilidades em todos os parâmetros analisados, apresentando ganho estatisticamente significante na precisão e destreza em realizar as incisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos Oliveira Brito, Universidade do Estado do Pará

Médica especialista em clínica médica e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Cirurgia e Pesquisa Experimental da Universidade do Estado do Pará.

Carolina Ribeiro Mainardi, Universidade do Estado do Pará

Estudante de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Pará.

Wescley Miguel Pereira da Silva, Universidade Federal do Pará

Estudante da graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará.

Marcus Vinicius Henriques Brito, Universidade do Estado do Pará

PhD, Professor Doutor e Professor Titular da disciplina de Técnica Operatória, Cirurgia Experimental e Anestesiologia da Universidade do Estado do Pará.

Referências

Alves MJM, Colli W. Experimentação com animais: uma polêmica sobre o trabalho científico. Ciência Hoje. 2006;39(231):24.

Greif S, Tréz T. A verdadeira face da experimentação animal: a sua saúde em perigo. Rio de Janeiro: Sociedade Educacional Fala Bicho; 2000.

Marques RG. Importância do ensino de técnica operatória e cirurgia experimental no curso de medicina. Revista HUPE. 2003;2(1):34-5.

Silva RDPD, Saad-Hossne R, Todelo AP, Kirylko L, Souto LRM. Modelos de bancada de baixa fidelidade para o treinamento de habilidades cirúrgicas básicas durante a graduação médica. Rev Col Bras Cir. 2014;137-45.

Denadai R, Souto LRM. Organic bench model to complement the teaching and learning on basic surgical skills. Acta Cir Bras. 2012;27(1):88-94. PMid:22159445. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502012000100015.

Purim KSM, Santos LDS, Murara GT, Maluf EMCP, Fernandes JW, Skinovsky J. Avaliação de treinamento cirúrgico na graduação de medicina. Rev Col Bras Cir. 2013;40(2):152-6. PMid:23752643. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912013000200012.

Couto RS, Veloso AC, Antunes FG, Ferrari R, Carneiro RGF. Modelo de dispositivo para treinamento de habilidades operatórias em laparoscopia. Rev Col Bras Cir. 2015;42(6):418-20. PMid:26814996. http://dx.doi.org/10.1590/0100-69912015006012.

Spencer FAC No, Zacharias P, Cipriani RFF, Constantino MM, Cardoso M, Pereira RA. Modelo porcino no ensino da cricotiroidotomia cirúrgica. Rev Col Bras Cir. 2015;42(3):200-3. PMid:26291262.

Faulkner H, Regehr G, Martin J, Reznick R. Validation of an objective structured assessment of technical skill for surgical residents. Acad Med. 1996;71(12):1363-5. PMid:9114900. http://dx.doi.org/10.1097/00001888-199612000-00023.

Downloads

Publicado

30.07.2017

Como Citar

Brito, A. P. S. O., Mainardi, C. R., Silva, W. M. P. da, & Brito, M. V. H. (2017). Modelos experimentais alternativos para o treinamento de incisões cirúrgicas. Pará Research Medical Journal, 1(1), 1–7. https://doi.org/10.4322/prmj.2017.010

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa