Síndrome de Burnout em estudantes de medicina: revisão integrativa da literatura do ensino tradicional e ativo
DOI:
https://doi.org/10.5327/prmj.2024.002Palavras-chave:
esgotamento psicológico, estudantes de medicina, educação pré-médica, ensinoResumo
Objetivo: Identificar a relação do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em estudantes de medicina com as metodologias de ensino tradicional e ativa. Método: Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, de caráter descritivo-analítico, que buscou artigos publicados e indexados no PubMed, CAPES, SciELO e Lilacs, publicados no período de 2010 a 2023. Resultados: Em relação às metodologias tradicional e ativa, os critérios analisados foram gênero, idade e período do curso. Quanto ao gênero, em ambos os métodos o gênero feminino teve maiores índices da síndrome. Na metodologia tradicional, mesmo variando a faixa etária, os níveis de exaustão emocional continuaram acima de 50%, enquanto que no PBL percebe-se que a menor idade aumentava a predisposição para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout. Vale mencionar que, no que se refere ao período do curso, foram encontradas divergências relacionadas à prevalência do Burnout em ambas as metodologias de ensino. Conclusão: Os índices de prevalência da Síndrome de Burnout com relação a cada metodologia de ensino nas faculdades de medicina apresentam poucas divergências, mostrando-se relativamente altos, especialmente em mulheres e em estudantes mais jovens, com inúmeras variações entre os períodos do curso.
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