Uso de tecnologia educacional como estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana
DOI:
https://doi.org/10.5327/prmj.2022.001Palavras-chave:
anatomia, ensino, tecnologia educacionalResumo
Dentre as possibilidades de metodologias ativas que podem ser utilizadas nas aulas de anatomia humana, o portfólio vem ganhando protagonismo, pois é um instrumento que congrega diversas habilidades manuais. Ao elaborar seu próprio instrumento, o discente constrói seu conhecimento libertando-se da condição de mero receptor e passa a fazer parte do seu processo de aprendizagem. Objetivo: Relatar o processo de construção e utilização do portfólio como tecnologia educacional na disciplina de anatomia humana. Método: Trata-se de um estudo metodológico de produção de tecnologia educacional, realizado no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia com os alunos de 1º e 2º semestre. Os alunos previamente deveriam trazer os desenhos relacionados aos assuntos de anatomia humana e durante as aulas poderiam aprimorá-los e assim criando o seu próprio portfólio. A elaboração do material percorreu as seguintes fases: diagnóstico situacional, revisão da literatura e construção do portfólio. Resultados: Foi possível observar que a utilização do portfólio foi uma boa estratégia para o processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana. Pois pode estreitar a relação entre professor e aluno, além de desenvolver um senso de avaliação crítica da sua produção e com isso, aumentar a busca por informações e melhorar o aprendizado. Considerações finais: A utilização do portfólio fomentou a construção de uma tecnologia educacional onde o aluno foi protagonista do seu próprio aprendizado. Assim, observou-se que o resultado desta estratégia foi satisfatório durante o processo de aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina de anatomia humana.
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