Dilemas e frustrações do estudante de medicina

estudo transversal

Autores

  • Daniel Haber Feijó Universidade do Estado do Pará
  • Carolina Ribeiro Mainardi Universidade do Estado do Pará
  • André Lopes Valente Universidade do Estado do Pará
  • Vitor Nagai Yamaki Universidade do Estado do Pará
  • Renan Kleber Costa Teixeira Universidade do Estado do Pará
  • José Antônio Cordero da Silva Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4322/prmj.2017.026

Palavras-chave:

estudantes de medicina, ansiedade, estresse, empatia

Resumo

Introdução: O período da graduação no curso de medicina é fundamental para a construção científica, psicológica e ética do futuro médico. O aluno passa por muitas mudanças, que podem ter consequências catastróficas se não houver adequada condução do aluno por parte da docência. Assim buscou-se identificar os dilemas e frustrações do estudante de medicina. Método: Foi realizado um estudo transversal nos estudantes de medicina do 1º o 4º ano da Universidade do Estado do Pará. Foram entrevistados 100 alunos divididos igualmente por cada ano do curso, por meio de questionário autoaplicável para avaliar os dilemas e frustações do estudante de medicina. Resultados: 95% dos alunos foram classificados com algum grau de frustração com o curso de medicina. Dentre as queixas mais comuns encontramos o desânimo com o curso (93%), decepção (76%), falta de orientação pelos professores (97%) e sobrecarga (97%). Foi encontrado um aumento do consumo de álcool e tabaco conforme os estudantes avançam no curso. Discussão: A frustração com o curso de medicina foi evidente nesta pesquisa, independente de fatores como sexo, idade, uso de drogas ou doenças, iniciando em períodos precoces do curso. O desânimo com a faculdade tem sido associado ao desenvolvimento de cinismo, pessimismo e burnout profissional. Conclusão: Os estudantes de medicina mostraram-se frustrados com o curso, sendo os principais dilemas a falta de orientação por parte dos professores e a sobrecarga de atividades acadêmicas

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Biografia do Autor

Daniel Haber Feijó, Universidade do Estado do Pará

Mestrando em cirurgia e pesquisa experimental pela Universidade do Estado do Pará.

Carolina Ribeiro Mainardi, Universidade do Estado do Pará

Graduanda do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará.

André Lopes Valente, Universidade do Estado do Pará

Graduando do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará.

Vitor Nagai Yamaki, Universidade do Estado do Pará

Médico formado pela Universidade do Estado do Pará.

Renan Kleber Costa Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Mestre em cirurgia e pesquisa experimental pela Universidade do Estado do Pará.

José Antônio Cordero da Silva, Universidade do Estado do Pará

Doutor em bioética e ética em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; professor do Departamento de Saúde Comunitária pela Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2017-10-28

Como Citar

Feijó, D. H., Mainardi, C. R., Valente, A. L., Yamaki, V. N., Teixeira, R. K. C., & Silva, J. A. C. da. (2017). Dilemas e frustrações do estudante de medicina: estudo transversal. Pará Research Medical Journal, 1(3), 1–6. https://doi.org/10.4322/prmj.2017.026

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa